A “Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística”, atualmente a única mostra deste perfil em Minas Gerais, está preparando o seu grande retorno, desta vez no saudoso formato presencial. Por causa da pandemia, a terceira edição, em 2019, tinha sido a última realizada presencialmente. Agora, a nova edição chega cheia de novidades, o festival retorna aos palcos de forma ilustre, de 27 de abril (quarta-feira) a 1º de maio (domingo), no Sesc Palladium e também no Teatro da Cidade, valorizando e promovendo a escuta e a importância do relato oral e da palavra no mundo contemporâneo. Toda a programação é gratuita com interpretação de libras!
Serão cinco dias de evento, com apresentações artísticas, show musical, lançamentos de livros e de filme, mesas de debate e oficinas com narradores e narradoras nacionais e internacionais. No sábado, dia 23 de abril, também haverá programação: o Chá de Candeia: Roda de Conversa Online acontece no YouTube do Instituto Cultural AbraPalavra e vai discutir temas como performance e palavra, narrativas de si e histórias e memórias de avós. A curadoria, feita pelos coordenadores da mostra Aline Cântia e Chicó do Céu, traz a diversidade cultural como tema transversal a todo o encontro, com espetáculos, bate-papos, lançamentos, apresentações e formações.
A Candeia, que oferece uma programação ampla, plural e contínua, alargando as possibilidades artísticas, educativas, éticas e poéticas da arte de contar histórias na cidade, tem tido muitos desdobramentos desde a sua primeira edição: mais espaço para a narração de histórias em BH; espaço de reflexão e pensamento sobre as narrativas que compõem a literatura; formação de novos contadores de histórias; formação de grupos e coletivos que querem discutir a narração; mediação de leitura como lugar de incentivo e fomento à leitura e à literatura; e, nesta edição, ainda tem mais novidades: serão muitos lançamentos de livros em todos os dias da mostra, show musical com Chicó do Céu e banda, e lançamento do filme “Era uma Vez…”, do Instituto AbraPalavra, com o grupo de contadores de histórias da Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e roda de conversa com narradores convidados.
Pelo quinto ano, o evento se consagra como a única mostra internacional de narração artística de Minas Gerais e é voltada para o público jovem e adulto. Mas, nesta edição, oferecerá no sábado, dia 30, para o público ainda mais jovem, a Mostra Candeinha, Narração Artística Infantojuvenil em parceria com EDU SESC. Confira a programação completa abaixo.
A PROGRAMAÇÃO
23/04 – sábado
Antes da abertura oficial, no dia 23 de abril (sábado), haverá uma programação online e gratuita no YouTube do AbraPalavra, com Interpretação em libras. O primeiro Chá de Candeia: Roda de Conversa Online será às 10h da manhã, com “Performance e Palavra: quando a narração se encontra com outras artes”, com Josy Correa (Ceará/Portugal), Mariana Per (SP) e mediação de Sergio Abritta (MG). À tarde, às 17h, tem mais Chá de Candeia: “Narração Artística na perspectiva da memória e das narrativas de si”, com Fabiana Brasil (MG), Josiley Souza (MG) e Bianca Melo (MG). E, pra fechar, às 19h, o tema será “Histórias e memórias de avós”, com Simone Grande (SP), Beatriz Myhrra (MG) e Vivian Catenacci (SP).
27/04 – quarta-feira
A abertura oficial do evento acontece no dia 27 de abril (quarta-feira), no Grande Teatro do Sesc Palladium, a partir das 20h. A programação terá Abertura do Instituto Cultural AbraPalavra, apresentação artística musical da cantora e compositora e instrumentista mineira Nath Rodrigues, e a apresentação “A arte governar a si mesmo”, com a narradora carioca Daniella D`Andrea.
28/04 – quinta-feira
O segundo dia da Candeia (28/4, quinta-feira) começa cedinho, às 9h, no Espaço Jardim do Sesc Palladium, com a oficina “O extraordinário desenho das histórias”, com Juliana Franklin (RJ, Brasil). A inscrições gratuitas serão online e terão no máximo 20 inscritos. Já às 18h, no Foyer do Sesc Palladium, tem lançamentos dos livros Meninonina e outras peças, de Sérgio Abritta e o livro vencedor do Prêmio Jabuti do Ano (2021) Sagatrissuinorana, de Nelson Cruz e João Luiz Guimarães. E pra fechar o dia com chave de ouro, no Teatro de Bolso, às 19h, tem as apresentações “Histórias de Bichos e Encantados” com o Grupo Movência (BH) e “Em um tempo distante, mas que foi logo agora”, de Juliana Franklin (RJ, Brasil).
29/04 – sexta-feira
O terceiro dia (29/4, sexta-feira) tem cinema logo pela manhã. Às 9h, no Cinema, no Sesc Palladium, a Candeia apresenta o filme “Era uma Vez…”, uma produção cinematográfica do Instituto AbraPalavra. O lançamento será com o grupo de contadores de histórias da Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e terá roda de conversa com narradores Warley Goular (RJ), Daniella D’andrea (RJ), Juliana Franklim (RJ), Laura Ferreira (Paraguai) e mediação de Gislayne Matos (MG, Brasil). No Teatro de Bolso, às 19h, tem a apresentação “Quando a negrice floresce”, com Fabiana Brasil (BH, Brasil), e, logo em seguida “Karamegua”, com Laura Ferreira (Assunción, Paraguai). Em paralelo, no Foyer do teatro, tem lançamentos de livros da Editora Atafona.
30/04 – sábado
O dia 4 da mostra (30/4, sábado) está com uma programação intensa. A oficina “Contos Guaranis e Latinos”, com Laura Ferreira (Assunción, Paraguai), será a primeira atração do dia no cinema do Sesc Palladium, às 9h. À tarde, às 15h, no Espaço Jardim, tem a estreia da Mostra Candeinha – Narração Artística para as Infâncias, com as apresentações “Cantos e Contos das Águas” com a Cia Pé de Moleque, “Cantos e Contos das Orixás” com Magna Cristina e “Eu e Tu puxa o rabo do tatu” com Bárbara Flor e Luiz Castro, todos de MG. Tem também lançamentos de livros infantojuvenis de Amma, Carol Fernandes, Angelo Abu, Cássia Macieira e Elisabete Pacheco (Cariri) nos Jardins do Sesc Palladium. À noite, às 19h15 tem uma performance narrativa com Clara Lopes (Equador) e o show musical “Avesso”, de Chicó do Céu e banda, no Teatro de Bolso, às 19h30 – que marca o retorno do músico aos palcos após o período da pandemia.
01/05 – domingo
E a programação do último dia da Candeia (1º/5, domingo) será no Teatro da Cidade, das 14h às 22h. O roteiro conta com lançamentos de livros da Editora Atafona, de Dino Menezes, Paul Berssey, Éle Fernandes, Beatriz Myrrha, Silas Fonseca e autores da Editora Atafona no Foyer do teatro. Ainda na programação, tem leituras de contos dos autores e apresentações artísticas. A Mostra Candeinha continua às 17h com a apresentação “Somos feitos de Luz, Sombra e Tecido” do contador de histórias Warley Goulart do grupo Tapetes Contadores de Histórias (RJ, Brasil). Às 18h30 começa o encerramento da Mostra com as apresentações “Entre Vales e Montanhas”, com Paul Bersey (México) e Tininho Silva (MG); “Narrando Estórias”, com Elisa Almeida; “Vôo”, com Aurora Majnoni (Itália) e Denise Fantini (Argentina); Duzantigu, com Chica Reis (MG) e Dgar Siqueira (MG) e Contos de Travessia, com Beatriz Myrrha (MG).
Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Teatro da Cidade (Rua da Bahia, 1341, Centro)
Interpretação em libras (símbolo da libras)
Todas as atividades são gratuitas com retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.
Sujeito à lotação do espaço.
Mais informações:
@institutoabrapalvra
Telefone: 031 99125-3400 / 31 99950-4942
E-mail: mostracandeia@gmail.com